Pensatempos

Orlando Figueiredo

sobre mim

Licenciei-me em Engenharia Química, em 1993 pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. No mesmo ano iniciei a minha atividade profissional numa multinacional farmacêutica.

Em 1997, cansado do paradigma competitivo da ciência industrial, decidi voltar ao ensino – atividade com que já tinha contactado no decurso da licenciatura – na busca de uma atividade profissional que privilegiasse a colaboração e a cooperação.

Em 2002 concluí a profissionalização em serviço na Escola Superior de Educação de Lisboa, em 2006 o Mestrado em Educação – especialidade Didática das Ciências – na Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa, e, em 2014, conclui o Doutoramento em Educação – especialidade Didática das Ciências – na Universidade de Lisboa.

Com preocupações no domínio da sustentabilidade, numa perspetiva holística da ciência e fundamentado numa ética mediada pelos princípios do Movimento para a Ecologia Profunda, por uma perspetiva gaiana da Terra e pelo budismo mahayana, tenho participado em debates, animado conferências e publicados artigos na minha área de especialização.

Atualmente, sou professor de Física e Química e membro colaborador no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação da Universidade de Lisboa. O meu enfoque investigativo localiza-se na Educação em Ciências, nomeadamente na Didática e no Currículo das Ciências. Atualmente estou a estudar Manuais Escolares — tema da minha tese — e participo em diversos projetos de investigação no domínio da Educação.


Publicações recentes