Pensatempos

Orlando Figueiredo

Uma triste ideia

Deixe um comentário

O PAN parece querer deixar a sua vocação Pessoas-Animais-Natureza e tornar-se no Partido Abstencionista Nacional. Só assim se compreende a decisão de, na sua audiência com o Presidente da República, não se ter pronunciado sobre quem deve governar o país.

De facto, é incompreensível que um deputado, seja ele de que partido for, não assuma uma posição sobre a indigitação de um governo que vai estar em funções, em princípio, pelos próximos quatro anos. Tal é um ato perfeitamente demissionário das suas funções, agravado pelo facto de não ser apenas um deputado que se abstém, mas uma força política, dado que não há quaisquer outros representantes parlamentares do PAN.

No PAN houve sempre a intenção de atrair alguma da grande (mas não tão grande quanto se publicita) massa de abstencionistas. Porém, o pressuposto não era dar voz ao abstencionismo, mas sim construir um conjunto de propostas que atraísse o eleitorado mais desencantado com os partidos que já possuíam assento parlamentar – julgo haver aqui alguma confusão.

Não se pode dizer que tenha sido um bom começo. Com tal atitude ficam várias perguntas no ar: E as moções de rejeição? E o orçamento? E todas as decisões relacionadas com a vida política do país, da AR do (futuro) governo? Será que o PAN se vai abster sistematicamente, transformando-se no partido dos votos em branco, votando apenas nos assuntos que ele próprio submeter a discussão na AR?

Foi o pior de todos os começos. Sim, sim sabemos que o PAN, tal como a abstenção, não é de esquerda nem de direita. Mas, é preciso ter cuidado. Querer a agradar a gregos e a troianos, pode levar ao desagrado de ambos.

 

Autor: Orlando Figueiredo

| Professor | Investigador | Ecologista | Ativista | Aprendente do mundo |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s