Pensatempos

Orlando Figueiredo

Revista da OEI celebra 50 anos da publicação do livro de Thomas Kuhn “A Estrutura das Revoluções Científicas”.

Deixe um comentário

O número de janeiro de 2013 da Revista Ibero-americana de Ciência Tecnologia e Sociedade, publicada pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, celebra o cinquentenário da publicação do livro de Thomas Kuhn “A Estrutura das Revoluções Científicas”, a mais conhecida e revolucionária obra do autor que, pela primeira vez na história da ciência moderna, sublinha a importância da dimensão externalista nos processos de construção e validação do conhecimento científico.

The Structure of Scientific Revolution” – nome original do livro publicado em 1962 pela University of Chicago Press – refuta, definitivamente, as pretensões da ciência ser capaz de construir teorias iterativamente verdadeiras, bem como as ideias empiro-positivistas que defendem a validade do conhecimento científico em função do método de descoberta; foi Kuhn quem trouxe a Ciência para o domínio do construtivismo social. 50 anos depois, “A Estrutura das Revoluções Científicas”, a que o New York Times atribuiu a classificação de um dos 100 livros mais influentes do século XX, continua atual e pertinente e recomenda-se a sua leitura, em especial àqueles que educam em ciência. A obra foi traduzida para português pela editora Guerra e Paz.

Como refere Carina Cortassa na apresentação deste número da revista CTS, Kuhn foi, simultaneamente, o último dos clássicos e o primeiro dos revolucionários  na leitura que fez da ciência.

Autor: Orlando Figueiredo

| Professor | Investigador | Ecologista | Ativista | Aprendente do mundo |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s