Pensatempos

Orlando Figueiredo

Tvergastein: Hytta av Arne Naess (Foto do cabeçalho)

Deixe um comentário

Se visitar o sítio de tradução da Google (translate.google.com) e escrever hytta na caixa da esquerda verá que o motor de tradução deteta o norueguês como linguagem original e irá traduzir o termo como cabine, cabana, camarote ou casa de campo. Os três termos são traduções possíveis e boas para se referirem à cabana Tvergastein que aparece no lado direito da foto do cabeçalho deste blogue. Tvergastein é uma das duas cabanas construídas pelo filósofo norueguês Arne Naess, no Parque Nacional do maciço de Hallingskarvet, na Noruega, 1505 m acima do nível médio do mar. O nome da cabana, Tvergastein, viria a ceder a sua primeira letra à filosofia ecológica de Naess, a ecosofia T.

A foto é da autoria de Fredrik Drevon e estão disponíveis mais fotos em http://www.tu.no/bygg/bygg/2012/04/01/usikker-fremtid-for-arne-nass-hyt

A segunda cabana que Naess construiu, é mais pequena que Tvergastein e situa-se na beira de um penhasco. A ideia era abrir um alçapão no chão da cabana que serviria de porta de entrada e saída proporcionando a Naess um local de trabalho com uma vista privilegiada sobre  a montanha de Hallingskarvet. Algumas fotos desta cabana, tiradas por  Fredrik Drevon, podem ser vista em http://www.tu.no/bygg/2011/09/05/tidenes-villeste-hytteprosjekt.

Autor: Orlando Figueiredo

| Professor | Investigador | Ecologista | Ativista | Aprendente do mundo |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s